Da mesma raiz de cidade, ‘civitas’, a urbe, ‘urbs’, ‘civilitas’, civilização, impõe entendimento de cidadania, de respeito e liberdades, de urbanidade, para usarmos a outra palavra latina que também significa cidade, vida de cidade. Porque tendo o homem deixado de andar pelos campos e de dormir em cavernas, criara núcleos populacionais, as civitas, onde a vida se tornava mais leve. No campo se você quer um pão, tem de fazê-lo, na cidade vai à padaria. Desde a segurança do dormir à noite, ao processo de aprendizado mister à natureza humana, passando pela divisão do trabalho, a vida civil, outra palavra da mesma raiz, em colectividade, na ‘urbs’, cria possibilidades grandiosas, dando tempo aos cidadãos, abrindo-lhes campos de ação que de outra maneira não teriam, permitindo que as pessoas possam se dedicar a inúmeras outras coisas que a vida rural não lhes permite com seu afanoso dia-a-dia.
Como a Humanidade conquistou essa maravilhosa condição civilizacional, esta exige-nos civilidade para vivermos todos juntos, e só temos civilidade no respeito ao outro, na aceitação de sua maneira de ser e de agir, de suas crenças, suas filosofias, sua forma de estar. TUDO MAIS É BARBARIA. Grosseiro, rude, selvagem.
Obrigar as mulheres a usarem um pano na cabeça é incivilizado.
Proibir as mulheres de frequentarem as escolas é incivilizado.
Invadir a outra nação, seja por que motivo for é incivilizado.
Agredir ou torturar para impor as suas ideias é incivilizado.
Mentir e enganar visando impor as suas ideias é incivilizado.
Ameaçar, criar conflitos, tentar ou dar golpes é incivilizado.
Prender e/ou matar a qualquer dos opositores é incivilizado.
Prender quem quer que seja por opor … ideias é incivilizado.
ENTRE OUTRAS COISAS.
Como nosssa maior conquista é a CIVILIZAÇÃO, e ela, que é tão grega que sua principal rival, a barbárie, significou sempre aqueles, bárbaros, que não falavam grego ou latim, eram os outros, os incivilizados, porque essa conquista da civilização era o que diferenciava os povos e as pessoas, aqueles que liam e falavam grego e latim, e os outros, essa separação existiu tanto naquela época como agora, apesar de que muitos que falavam, liam e escreviam Latim tenham sido cruéis assassinos. Assim os teocráticos ismaelitas, iranianos e não, os talibãs, os xiitas, os Al-Qaedas, a CIA, o Resbolah, o KGB, os autocratas russos, mortos ou não, como os húngaros, coreanos do norte, bielorussos, guineenses, ou americanos do norte, para nomear apenas alguns, devem ser combatidos em seu poder incivilizado, e, para usarmos um neologismo, incivilizatório, bem como em sua pretensão de poder. Civilização clama por Democracia, Justiça, Ordem, Igualdade, Respeito e, mais que tudo, Liberdade.
A civilização, o civismo, a civilidade, permitem que as ideias opostas convivam, portanto tudo e todos que impõem opiniões, seja a da estupidez de um hijab, ou a de não poderem se manifestar, aqueles que não pensam como o partido dominante, passando pela polícia da moralidade até os criminosos Tribunais de exceção, que fizeram desaparecer opositores, pessoas e movimentos, verdes e de outras cores variadas, impondo um pensamento oficial, oprimindo e suprimindo todos os demais, ficam de fora da civilização, e têm de ser excluídos. HOJE TRAVAMOS A BATALHA DA CIVILIZAÇÃO.
Os talibãs, para já, devem alterar a primeira frase de seu hino nacional, o coronel Putin, o sr. Trump, o sr. Orbán, etc… postos na cadeia onde é seu lugar; e todos aqueles que os apoiaram ou estiveram criminosamente a serviço de seus regimes, também. O criminoso Assad, o criminoso Putin (outra vez o coronel da KGB), o ISIS, essa gente do terror, o Wagner, assassinos a soldo, os Neo-nazi, os Proud Boys, o QAnon, The Percenter, os Oath Keepers, os Supremacistas Brancos, o grupo e os que também o são em suas atitudes mesmo sem pertencer a nenhum desses grupos, o PKK, o que ainda há da Alquaeda, e outros que tais, todos têm de ser punidos exemplarmente, porque a Civilização exige ordem e exclui o terror. Pois que só a nossa intransigência com esses fascínoras, e com a incivilidade em geral, posto que há muitas, poderá trazer um mundo melhor. UM MUNDO CIVILIZADO.
Imagem de capa: Domínio público, por Pixabay.