Descrição da dinâmica da escrita do texto: O grupo de alunos recebeu uma lista de palavras (a negrito) e com elas tinham de escrever um texto em vinte minutos. Apesar da limitações das palavras e tempo impostos, este grupo conseguiu uma visão sobre o turismo singular, autentica e define muito bem o conceito. É um orgulho ter alunos assim!
Texto escrito pelos alunos da Universidade Europeia do 3º ano do Curso de Turismo: Joana Rodrigues; Manuel Monteiro; Raul Conceição; Matilde Filipe
——
Se pudéssemos imaginar o conceito de turismo como uma pessoa imaginaríamos alguém determinado e dedicado pelos seus sonhos e ideias, querer, dando segurança a todos ao seu redor, engraçado e contente, iluminando cada sala assim que entra e curioso querendo sempre saber mais como forma de trazer algo novo.
O senhor turismo nunca seria chato, irónico, conservador, burro ou com a noção de que é demasiado esperto e esbelto, procurando sempre causar uma tempestade ou um furacão por onde passa com a suas ideias que fazem subir montanhas, questionar se foi primeiro o ovo ou a galinha, se devo conhecer um local através de um carro, navio ou até observando de forma selvagem no topo de uma árvore.
Na mesa, o turismo dispõem um prato repleto de aventuras e uma montanha russa onde o carro atravessa um planeta e traz alegria. O carro dirige se a um país.
Se turismo fosse uma pessoa iria querer falar com o mundo inteiro e conhecer pessoas de todos os tipos e feitios, com ou sem um bom vinho na mesa, não ia ter medo de trazer mais conhecimento aquele que o procura.
Como um cão que corre atrás do osso turismo foca em chegar ao cume da serra onde nasce o rio das ideias inovadoras e de uma história que não pode ser apagada, após começar, com uma borracha mas sim desenvolvida e cuidada como a flor que é plantada no vaso e anseia pelo seu crescimento.
Imagem gratuita em Pixabay (Pexels)
2 respostas
Excelente exercício!
Parabéns aos alumos pela criatividade e à professora pela orientação e motivação dos mesmos.
Caro colega
Muito obrigada!