A Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi, instituição de utilidade pública, em parceria com a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, com o Instituto Superior de Administração e Línguas – ISAL e com a Ponte Editora, organiza a 2nd International Conference on Health and Inclusion – Madeira Island 2022 dedicada aos temas “Saúde na Era Digital” e “Educação e Inclusão”.
Esta 2ª edição do evento irá decorrer nos próximos dias 7 e 8 de novembro, nas instalações da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny (sob o tema Health in the Digital Era) e no Instituto Superior de Administração e Línguas (sob o tema Education and Inclusion), respetivamente. A entrada é livre.
A organização em nota enviada, informa que a conferência terá início às 14h15 no dia 7 de novembro, prolongando-se até às 18h00. A sessão de abertura irá contar com a intervenção de Rafaela Fernandes, Presidente do Conselho de Administração do SESARAM.
Esta conferência, que “pretende ser um fórum aglutinador de pensamento técnico-científico das áreas em estudo” irá contar com mais de duas dezenas de prestigiados “Keynote Speakers”, professores universitários, investigadores e profissionais, técnicos com um percurso consolidado e transdisciplinar, nas várias áreas em debate.
Dos primeiros nomes, agora revelados destacam-se Eduardo Leite, Diretor Geral da Ponte Editora, Sancha de Campanella, colunista d’ A Pátria e Vice Diretora Geral do ISAL, Luís Sardinha, Coordenador-Geral da Ponte Editora e Diogo Goes, Co-coordenador do grupo editorial e Editor-Chefe deste jornal, parceiros do evento (abaixo se transcrevem breves notas biográficas dos oradores).
Entre os oradores estão também:
Carlos Costa Gomes, Pós-doutoramento em Bioética e Medicina Narrativa e Doutoramento em Bioética, Professor Adjunto Convidado e Investigador na Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa; Professor pelo Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, foi diretor deste instituto e coordenou o Mestrado em Bioética (2016-2020). É atualmente Presidente do Centro de Estudos de Bioética; José Luís Casanova, Doutor em Sociologia, Professor Associado no ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa e investigador no CIES-IUL; Fernando Fernandes, Médico Especialista em Cirurgia Geral, com atividade na área da Senologia, foi Professor Universitário (1970-1980) e Assistente Hospitalar Graduado no Instituto Português de Oncologia (1980-2003); Alberto Rocha, Professor Adjunto Convidado no Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, no Departamento de Educação. Especialista em Formação no Ensino Especial-Domínio Cognitivo e Motor; Marta Dora Ornelas, Doutora em Medicina, Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências da Vida da Universidade da Madeira e Médica Especialista em Medicina Geral e Familiar no SESARAM, é Membro da Direção do Colégio de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos; Eduardo Leite, Doutor em Gestão, é Vice Presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Investigador e Professor Auxiliar na Universidade da Madeira, funções que acumula com a Direção do Grupo Ponte Editora; Rafaela Fernandes, Presidente do Conselho de Administração do SESARAM – Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, E.P.E, Licenciada em Direito e Pós-graduada em Fiscalidade, em Direito do Consumo e em Estudos Europeus; Sancha de Campanella, Vice-Diretora Geral do ISAL, Advogada e Professora do Ensino Superior, Membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados, Doutoranda em Ciências Económicas e Empresariais; Cândida Carvalho, Coordenadora do Pólo do Funchal do Centro de Estudos de Bioética, Doutoranda em Direito; Mustafá Altunsoy, Instrutor e Investigador na Universidade de Gazi, Turquia; Graça Faria, Psicomotricista na Secretaria Regional de Educação, Investigadora e Coordenadora da Secção Regional da Madeira da Associação Portuguesa de Psicomotricidade; Raquel Lombardi, Docente do Ensino Básico, Especializada no domínio cognitivo/motor, Mestre em Organização e Gestão Escolar e Pós-graduada em Direito de Menores, entre o risco e a Justiça, Coordenadora Regional Erasmus e Presidente
ACSSRL; Luís Sardinha, é doutorando em Ciências Económicas e Empresariais e Licenciado em Tecnologias da Saúde e em Gestão de Empresas. Pós-Graduado em Gestão de Serviço de Saúde e Instituições Sociais. É Professor Assistente no Ensino Superior, Coordenador Geral da Ponte Editora e Técnico Superior de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica no SESARAM; Diogo Goes, Diretor de Departamento de Ciências Humanas e Sociais do ISAL é Investigador e Professor Assistente no Ensino Superior. Estes são alguns dos nomes confirmados para o evento.
O programa completo será revelado ao longo da próxima semana. Poderá consultar aqui o painel de oradores da edição de 2021.
Sobre a Associação Raquel Lombardi:
A Associação Cultural e Solidariedade Social Raquel Lombardi, teve a sua génese em 2015, com o projeto “Unidos”, promovido pela fundadora e atual presidente da direção, Raquel Lombardi, que versava a sensibilização para a prevenção e superação do cancro. Em 2016, a Associação foi registada, e, em 2020 foi reconhecida como utilidade pública pela Vice-presidência do Governo Regional da RAM. Em 2021 foi reconhecida a nível nacional (Portugal) como utilidade publica no âmbito da cultura. Esta associação debruça-se sobre três principais áreas de atuação: Saúde e Inclusão, Educação e Cultura e Solidariedade.
É responsável pela organização do “Festival Internacional de Guitarras da Madeira” e da “International Conference on Health and Inclusion”. Participa em projetos europeus, co-financiados pela Programa Erasmus+ proporcionando, aos jovens madeirenses, intercâmbios europeus de valorização profissional e educacional. Atualmente a ACSSRL coordena quatro projetos europeus e é parceira de outros três projetos. Pode consultar os projetos da Associação Raquel Lombardi na página institucional da entidade instituidora.
Estudantes do ISAL assistem ao Festival de Internacional de Guitarras da Madeira”
Ontem, duas dezenas de estudantes do 2º e 3º ano da Licenciatura de Turismo do Instituto Superior de Administração e Línguas – ISAL participaram numa visita orientada ao Museu Quinta das Cruzes e nesta ocasião assistiram à interpretação musical integrada na programação do “Festival Internacional de Guitarras da Madeira”, iniciativa organizada pela Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi.
A atividade dirigida aos discentes de História de Arte em Portugal e Património Cultural e Turismo insere-se no plano de atividades do Departamento de Ciências Humanas e Sociais.
A Vice-Diretora Geral do ISAL, Sancha de Campanella, em declarações à imprensa destaca “a importância da aproximação da comunidade académica da realidade museológica regional, contribuindo para a valorização do património cultural”. Acrescentando que, em janeiro próximo, o ISAL irá organizar a sexta edição da Semana da História da Arte, que contempla um roteiro pelo património edificado e a visita a vários museus regionais.
Sancha de Campanella, destaca ainda a colaboração iniciada com a Associação Raquel Lombardi tendo em vista à organização da 2ª Conferência Internacional de Saúde e Inclusão – da qual o ISAL é entidade parceira.
Visita de estudantes do ISAL ao Museu Quinta das Cruzes, no âmbito da iniciativa organizada pela ACSS Raquel Lombardi